Recado Constante

Vídeo Construção

domingo, 15 de novembro de 2009

Qualificação com direito a ajuda de custo


A Prefeitura do Rio já começou os preparativos para os jogos de 2016. E uma das iniciativas da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), que está investindo em formação de pessoal para as obras, é o lançamento, em abril do ano que vem, do programa ‘Bolsa Família Carioca’. O projeto será voltado a inscritos no ‘Bolsa Família’ e prevê cursos de qualificação e encaminhamento de alunos a estágios. Deverão ser oferecidas 5 mil vagas.“Tudo dependerá do acerto com o Ministério do Trabalho e a iniciativa privada. A ideia é oferecer bolsa-auxílio, mais refeição e transporte. A previsão é que sejam abertas 5 mil vagas nos setores de Comércio, Serviços e Construção Civil”, adianta o secretário municipal de Trabalho, Augusto Ribeiro.
Em outra frente, cerca de 400 alunos selecionados no projeto ‘Juventude Cidadã’ deverão iniciar as aulas no próximo mês. São estudantes com idades entre 18 e 29 anos, que vão receber ajuda de custo mensal no valor de R$ 100. As vagas já foram preenchidas, mas, para o ano que vem, a secretaria planeja lançar o Planteq (Plano Territorial de Qualificação) da Construção Civil.
“A estimativa é que sejam 130 oportunidades. Não há idade mínima para se inscrever e os selecionados vão receber lanche e transporte”, afirma.
Iniciativa de sucesso é o ‘Mão na massa — Mulheres na Construção Civil’. Realizado pela Federação de Instituições Beneficentes e Abrigo Maria Imaculada, com apoio de empresas, está na quarta edição e já qualificou 150 mulheres — 70% conseguiram colocação.