Recado Constante

Vídeo Construção

quarta-feira, 15 de julho de 2009

EMPREITEIRA BRASILEIRA PARALISA OBRAS EM HONDURAS



As ações de cooperação e projetos de empresas brasileiras com o governo hondurenho estão suspensas desde que o Brasil, assim como a maioria dos países da comunidade internacional, decidiu não reconhecer o governo de Roberto Micheleti.
O principal projeto brasileiro em Honduras é a construção de duas usinas hidreléticas na região norte do país pela empreiteira Norberto Odebrecht. As centrais energéticas de Los Llanitos e Jicatuyo, na província de Santa Bárbara, estão na fase inicial de apresentação de projetos, mas os trabalhos foram paralisados. A empreiteira brasileira resolveu retirar seu representante no país logo depois do golpe de estado por motivos de segurança.
Orçadas em 600 milhões de dólares, as duas usinas poderão gerar 240 megawatts. São obras de pequeno porte, considerando que a usina de Itaipu, por exemplo, produz um média de 12 mil megawatts. O custo poderá ser bancadado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (Bndes) e pelo Banco Centro Americano de Investimento Econômico (BCIE), além do aporte de recursos da empreiteira brasileira. Os dois bancos ainda analisam a viabilidade das duas obras para conceder os empréstimos.
Os projetos de cooperação entre Brasil e Honduras preveem a criação de bancos de leite humano e de sangue e capacitação de técnicos agrícolas hondurenhos na exportação de manga e no aproveitamento de recursos hídricos. Um outro acordo promete transferir para Honduras a experiência brasileira com o Sistema Único de Saúde (SUS). Leia mais aqui