Recado Constante

Vídeo Construção

quarta-feira, 8 de julho de 2009

A CONSTRUÇÃO CIVIL


A Construção Civil
O Brasil como todos os países emergentes e com industrialização atrasada, vem sofrendo com a concorrência do mercado internacional. Com a abertura da economia e a fase de globalização, as economias com reservas de mercado vem sofrendo com a instabilidade da economia.
O Brasil possui um congestionamento de leis e regulamentações que impedem o seu desenvolvimento, dificultando o ingresso de capital estrangeiro e segurando o desenvolvimento de vários setores da indústria como a construção civil.
Mas apesar de todos os obstáculos, a globalização obrigou as empresas a agirem com rapidez, no que se refere à produtividade e à qualidade, para assim poderem competir tanto nacionalmente como internacionalmente. Os empresários brasileiros tem feito a sua parte, contribuindo com o desenvolvimento e a distribuição de renda no país.
O governo não tem feito a sua parte no que se refere à infra estrutura, causando diversos problemas sociais, tais como: saúde, educação e transportes. A falta de investimentos causa um enorme déficit habitacional e a baixa qualidade das unidades em construção.
Empresas de Construção Civil
Diante desta realidade dependemos da iniciativa privada para combater este déficit, para que possamos melhorar o nível do trabalhador brasileiro. Temos aí um problema, o custo Brasil, uma burocracia e um modelo tributário arcaicos que impedem nossas empresas de crescerem e gerarem empregos.
Na construção civil, a incidência da elevada carga tributária sobre os salários e os benefícios que compõe o custo da mão de obra, ultrapassam 100%. Outros impostos como: ICMS, IPI e o IR, elevam e muito o custo final de uma obra.
Com todos os problemas existentes, notamos que muitas construtoras brasileiras, competem no mercado internacional em igual condição de qualidade. Empresas como Camargo Corrêa, Norberto Odebrecht e Andrade Gutierrez possuem obras de grande porte em diversos países. Várias outras empresas da construção civil têm investido para receberem a certificação de qualidade total (ISO 9000).
A própria história da construção civil brasileira diz que com o fim do dinheiro fácil e o aumento da concorrência, a maioria das construtoras teve que adotar novas estratégias, como a qualidade e a eficiência do produto final no processo produtivo. Em 2007 o setor da construção civil teve uma expansão de 5% devido a oferta de crédito que proporcionou o aumento do consumo das famílias, dando um fôlego para o setor.