Recado Constante

Vídeo Construção

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Por R$ 320 milhões, TSE constrói novo prédio para depois das eleições

A falta de espaço, em especial na garagem, levou à construção de um novo prédio para abrigar cerca de 1.500 funcionários do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília.

O novo prédio, no entanto, não deve ser palco nem da posse do novo presidente da corte, o ministro do Supremo Ricardo Lewandowski, provavelmente em abril, nem do anúncio dos vencedores dos pleitos deste ano.

O prédio, orçado em R$ 320 milhões, tem previsão de entrega em dezembro - depois das votações de outubro em todo o país - e terá 115 mil metros quadrados, para melhorar também as condições de armazenamento de urnas.
Sede do TSE terá 115 mil metros quadrados, e entrega prevista para dezembro

• Veja essa foto ampliada e várias outras


De acordo com o TSE não houve atrasos na execução do projeto, mas apenas "desaceleração no ritmo por necessidade de ajustes orçamentários em 2008". O consórcio responsável pelas obras integra as empresas Via Engenharia e OAS.

O projeto é do arquiteto Oscar Niemeyer, embora não conste da planta original de Brasília e os recursos da construção vêm do Orçamento Geral da União.

O prédio atual do TSE conta com 25 mil metros quadrados e praticamente nenhuma área de estacionamento. A assessoria de imprensa da corte informou nesta terça-feira (12) que desses 115 mil metros do novo prédio, a maioria se destinará a garagem e armazenamento, sobrando 55 mil metros quadrados para instalações da corte.

Outra melhoria é a instalação de um plenário, em vez da utilização de estrutura improvisada no prédio atual, localizado na região da Catedral de Brasília. O novo prédio está mais próximo da Praça dos Três Poderes, na área da Procuradoria Geral da República