Recado Constante

Vídeo Construção

sábado, 2 de janeiro de 2010

Parte das obras de integração e revitalização do São Francisco fica pronta em 2010






A primeira parte do projeto de integração do rio São Francisco deve ficar pronta já em 2010. De acordo com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, as obras estão adiantadas e devem ser concluídas em 2013, no tempo previsto no cronograma.

O Eixo Leste do projeto – o primeiro a ficar pronto – vai captar água na barragem de Itaparica, no município pernambucano de Floresta, abastecer as bacias do Pajeú, do Moxotó e da região agreste do Estado, até desaguar no rio Paraíba.

O projeto pretende assegurar a oferta de água, em 2025, a doze milhões de habitantes do Nordeste do País, em especial nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Apenas um vírgula quatro por cento da vazão do São Francisco será retirada do rio, o que, de acordo com especialistas, não compromete o nível da água.

O projeto também prevê a revitalização e proteção das margens do rio, com obras de saneamento básico, contenção de barrancos e de áreas com risco de erosão, melhoria da navegabilidade do rio e recuperação de matas ciliares.