Recado Constante

Vídeo Construção

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Eduardo Campos inaugura mais uma UPA




GOVERNADOR CUMPRE PROMESSAS DE CAMPANHA

O governador Eduardo Campos inaugura, nesta segunda-feira (11/01), às 15h, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Honorata Queiroz Galvão, em Igarassu. Assim como a UPA de Olinda, que começou a funcionar no último dia 4, a nova unidade, localizada na BR-101 Norte, no bairro de Rubina, também vai trabalhar integrada ao Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes (HMA), assim como a UPA de Paulista, com inauguração marcada para o próximo dia 18.
Essa é a segunda das 12 UPAs que deverão estar em pleno funcionamento até o final do primeiro semestre de 2010. A UPA Honorata de Queiroz Galvão – homenagem à parteira famosa na região – terá capacidade para atender até 500 pacientes por dia, nas especialidades de clínica médica, pediatria e traumato-ortopedia, funcionando 24h, os sete dias da semana, com a missão de resolver até 90% das demandas que chegarem à unidade. A unidade iniciará suas atividades, com carga total, na manhã seguinte à inauguração (12/01).
Segundo o secretário executivo de Gestão e Coordenação Geral, Frederico Amancio, casos graves que requerem cuidados de alta complexidade serão encaminhados de lá para o HMA ou para os outros seis grandes hospitais da rede, o que vai depender do tipo de especialidade que o paciente necessita. “A UPA de Igarassu, assim como a de Olinda, será uma das responsáveis por encaminhar os pacientes da área norte da RMR e, também, da Zona da Mata Norte, ao HMA. O Miguel Arraes já recebe pacientes referenciados do Samu, Corpo de Bombeiro e Central de Regulação”, explicou.
A UPA de Igarassu, assim como todas as outras unidades, tem aproximadamente 1,3 mil metros quadrados de área construída, dividida entre área externa, térreo e pavimento superior. A sua estrutura física possui sete consultórios, área de acolhimento com classificação de risco, 18 leitos de enfermaria, sendo quatro de área vermelha, destinado a estabilização de casos graves, além de sala de raio-x, de inalação coletiva (nebulização), banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, brinquedoteca, entre outras instalações.
O funcionamento das UPAs não vai substituir nenhum serviço, mas acrescentar a rede já existente. Por isso, é preciso ressaltar que a população, antes de procurar atendimento nas UPAs, busque os serviços das Unidades de Saúde da Família e das policlínicas.
OUTRAS UPAS – Até o final de março também serão concluídas as obras das demais UPAs: as unidades da Imbiribeira, Caxangá, Torrões e Curado (todas no Recife), a UPA do Engenho Velho e a de Barra de Jangada (ambas em Jaboatão) e as do Cabo de Santo Agostinho e de São Lourenço da Mata. A última UPA a ficar pronta é a de Caruaru, no final do primeiro semestre.