Recado Constante

Vídeo Construção

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Inauguração Olinda recebe a primeira UPA prometida pelo Governo


Pernambuco ganhou nesta segunda-feira (14) sua primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) das 12 prometidas pelo Governo. A cerimônia de inauguração reuniu autoridades: o governador Eduardo Campos, a primeira-dama Renata Campos e o vice-governador e secretário estadual de Saúde, João Lyra Neto.
A unidade localizada em Olinda foi construída às margens da PE-15, na Cidade Tabajara e abre seu plantão às 7h desta terça-feira. Foi batizada com o nome de Gregório Lourenço Bezerra em homenagem ao líder comunista e vem com o objetivo de desafogar as grandes emergências da Região Metropolitana. A unidade de saúde vai funcionar 24 horas integrada ao Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes (HMA), recém inaugurado em Paulista.
Cada UPA tem 1,3 mil metros quadrados de área construída com sete consultórios, sala de raio-x, área de acolhimento com classificação de risco, sala de inalação coletiva, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, e brinquedoteca. Também conta com 18 leitos, sendo quatro da área vermelha (voltados para pacientes mais graves).
As unidades receberam investimentos de R$ 4,2 milhões entre obras físicas e equipamentos. Todas as UPAs terão 49 médicos trabalhando e capacidade de realizar 500 atendimentos diários com uma expectativa de 90% de resolução dos casos.
Segundo o governador Eduardo Campos a entrega desse primeiro equipamento, e dos outros que serão inaugurados posteriormente, ajudará na descentralização do atendimento médico na RMR.
“Essa é a primeira unidade que estamos entregando a Pernambuco. Devo dizer que é com muita emoção que fazemos isso, pois sabemos do desafio que é construir um sistema público de saúde para o País da dimensão do Brasil e com tantas desigualdades sociais que ainda marcam o nosso dia a dia”, afirmou.

“Nós estamos construindo um caminho da reconstrução de um sistema público que possa tratar e cuidar bem dos que mais precisam”, frisou o gestor.

O vice-governador João Lyra Neto explicou como vai funcionar o novo modelo de atendimento.
“Com esta UPA e mais a de Igarassu e Paulista, que estamos entregando à população em 11 e 18 de janeiro (respectivamente), implantaremos a primeira rede regionalizada e hierarquizada do Estado. Inicialmente, os pacientes buscam atendimentos nos PSFs e policlínicas. Caso seja necessário um atendimento de urgência, eles serão encaminhados às UPAs. Se precisarem de uma assistência médica ainda mais complexa, serão encaminhados ao Hospital Miguel Arraes”, disse Lyra.
O prefeito em exercício do Recife, Milton Coelho, ressaltou a importância da entrega do novo. Das doze unidades prometidas pelo governo, três estão sendo construídas em bairros da capital pernambucana.
“Na medida em que o Governo do Estado procura estruturar uma rede de emergências e urgências na Região Metropolitana do Recife, evidentemente vai melhorar as condições do recifense que terá um atendimento público de qualidade, correspondendo a tudo aquilo que é investido pela Prefeitura, pelo Estado e o Governo Federal”, declarou.
Mais 11 UPAs
Após a inauguração das unidades de Igarassu e Paulista, será a vez dos prédios da Imbiribeira, Caxangá e São Lourenço da Mata, que já estão em fase de finalização da obra física. A da Imbiribeira e a de São Lourenço devem ficar prontas até o final de janeiro, enquanto a da Caxangá deverá ficar para março.
Dois meses depois, as unidades dos Torrões e do Curado entram em funcionamento. Já as UPAs de Engenho Velho, Barra de Jangada (Jaboatão) e Cabo de Santo Agostinho tiveram suas obras iniciadas em dezembro passado. A última será a de Caruaru.