Recado Constante

Vídeo Construção

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Arquiteto Moises Andrade foi o autor do projeto de transformação do Armazém 07 do Porto do Recife em Terminal de Passageiros






A transformação do Armazém 07 do Porto do Recife em Terminal Marítimo de Passageiros é um antigo desejo dos pernambucanos.

O projeto arquitetônico foi criado em 2008 pelo escritório do arquiteto Moisés Andrade, vencedor da primeira etapa da licitação. O critério utilizado foi de que a construção é um edifício de passagem.

“Quem chega de navio quer conhecer a cidade e quem embarca quer conhecer outras partes do mundo. Ninguém deseja ficar apenas no Terminal Marítimo. É um local de permanência mínima e que precisa ser acolhedor e eficiente”, disse o criador do projeto.

O primeiro prédio possui três pavimentos. O térreo, onde existem vagas de estacionamento coberto para 30 carros; o primeiro andar, onde está localizado o check-in, que divide espaço com a “arena” de manifestações culturais; e o pavimento mais alto, onde ficarão as salas da Polícia Federal, Anvisa, Receita Federal e a administração local. É neste andar que ficará a passarela suspensa ligando ao armazém 07.

O antigo galpão de cargas, desativado no ano de 2000 por problemas estruturais, abrigará o espaço de lazer e serviços, com restaurantes, lanchonetes, cafés e lojas, salas de embarque e desembarque com raio X, alfândega, esteiras rotativas e portões de chegada e partida. Na planta, ainda está previsto memorial do Porto do Recife, onde serão vistas fotografias, plantas e objetos do mais antigo porto de Pernambuco. Tudo com vista para o mar.