Recado Constante

Vídeo Construção

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Projetos levam qualidade de vida ao sertão de Curaçá







A implantação de um sistema produtivo integrado e de barragens subterrâneas está sendo programado para ser realizado em Curaçá. O diretor regional do Irpaa, José Moacir dos Santos, explica que a unidade em implantação é familiar e destinada à sua subsistência. “Essa tecnologia já está sendo aplicada com sucesso em outras comunidades de cinco municípios”, comemora.
Outra experiência bem sucedida é o Projeto Mata Branca, na comunidade do distrito de São Bento. A implantação de hortas pedagógicas e de um viveiro para reprodução de plantas nativas da caatinga que prevê uma gestão integrada com a escola, utilizando o princípio da contextualização com a realidade local, promovendo a conscientização ambiental e disseminando os conceitos de uma alimentação saudável por meio de práticas de agricultura orgânica.
A representante do Banco Mundial, Judith Lizansky, considerou satisfatória e positiva a ação do Projeto Mata Branca no município de Curaçá, que já financiou a exploração de dois sítios arqueológicos cujos achados estão expostos no museu local. Das peças encontradas e catalogadas constam fragmentos de urnas, panelas, ossos e arcadas dentárias de dois adultos e três crianças indígenas que viveram há mais de 1.600 anos na região.
Entre os achados estão ainda pinturas rupestres localizadas em uma parede no fundo de um abrigo de calcário, representando centenas de pinturas e gravuras que se sobrepõem e formam um painel, desenhado provavelmente por grupos indígenas pré-coloniais.