Recado Constante

Vídeo Construção

sábado, 22 de outubro de 2011

CONSTRUÇÃO DO TERMINAL DE COSME E DAMIÃO JÁ COMEÇOU



 

Mais um pacote de obras visando a melhoria do trânsito para a Copa do Mundo de 2014 foi lançado pelo governador Eduardo Campos. Entre as intervenções anunciadas hoje (21) estão a construção de uma passarela ligando o aeroporto ao metrô e o início das obras do Terminal Integrado de Cosme e Damião, que interligará municípios da RMR à Cidade da Copa, e será concluído até o final de 2013.

Localizado a cerca de 1,5 km da Arena Pernambuco, o TI Cosme e Damião vai se somar a outros 22 terminais garantindo a integração entre o metrô e os ônibus. Para isso, vai receber um investimento de R$ 18 milhões – recursos do PAC Copa e do Governo do Estado – e será construído numa área de 7,6 mil m2. “Esse terminal materializa a melhoria da mobilidade urbana. Além disso, é um terminal diferenciado – estaiado – que vai ser a porta de entrada da Cidade da Copa”, disse o secretário das Cidades, Danilo Cabral.

O Cosme e Damião contará com duas plataformas de embarque e desembarque, uma com acesso para o modal de Transporte Rápido de Ônibus (TRO) e outra para o transporte convencional. De lá, o usuário vai poder embarcar em um ônibus expresso que passará por dentro da Cidade da Copa e chegará à Arena em poucos minutos. O terminal também vai oferecer acessibilidade aos passageiros com necessidades especiais, quiosques, lojas, lanchonete e um bicicletário.

Eduardo destacou que até o final de 2013, a Região Metropolitana do Recife terá 100 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus. “Isso vai aumentar a velocidade média de cinco para 28 quilômetros por hora. Também vai nos possibilitar tirar das ruas 25% da frota de coletivos existente hoje”, resumiu o governador. A diminuição no número de ônibus vai ser boa para o meio ambiente e gerar mais espaço nas ruas sem prejudicar o usuário.

Um dia após Recife ser apontada como sede da Copa das Confederações e de cinco jogos da Copa do Mundo, o governador minimizou a ausência de jogos da Seleção Brasileira na capital pernambucana. Para ele, mais importante que ver os craques brasileiros jogarem aqui é Pernambuco ganhar obras que melhorem a vida da população.

 “A nossa opção foi trocar um jogo por esse que estamos apresentando, o jogo da cidadania. Um jogo que não é alegria de ver a seleção jogando. Mas é alegria de ver uma dona de casa tomar café da manhã com seus filhos e poder sair de Igarassu e ir trabalhar em Suape pagando uma passagem e chegando lá em uma hora e vinte minutos”, defendeu.

AVIÃO-METRÔ – Outra ação de melhoria da mobilidade urbana lançada hoje é a construção de uma passarela com 461 metros ligando o Aeroporto Internacional dos Guararapes à estação do metrô mais próxima. O elevado terá início no aeroporto, passará pela Avenida Mascarenhas de Moraes, seguirá pela Avenida Barão de Souza Leão, entrará na rua do colégio Maria Tereza e chegará ao Terminal do Aeroporto. Os investimentos do Tesouro Estadual são da ordem de R$ 28 milhões.

“A passarela vai nos dar a condição de ser o único estado brasileiro em que você sai do aeroporto e vai direto pegar o metrô. Isso traz mais segurança para o usuário”, disse Eduardo.
Do blog do Sertão.